Psicobióticos
Já ouviu falar nesse termo?
Existem bactérias intestinais consideradas produtoras de neurotransmissores.. GABA, serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina todos tem impacto da saúde intestinal!
Um desequilíbrio da microbiota intestinal e alteração do IMCe- Eixo Intestino Microbiota Cérebro – pode afetar seu humor e não só isto, pode estar envolvido nas doenças neuropsiquiátricas. Isso mesmo!
As substâncias neuroativas derivados da microbiota intestinal, sinalizam o cérebro que responde via simpática e parassimpática e interagem com o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. O desequilíbrio destes eixos vai impactar na produção de cortisol e estresse, hormônios relacionados ao humor, comportamento alimentar podendo aumentar o apetite, neurodesenvolvimento e já existe relação com transtornos psiquiátricos.
Já foram reportados em estudos, onde metabólitos da microbiota foram encontrados no cérebro induzindo neuroinflamação- que talvez seja a origem dos transtornos psiquiátricos como ansiedade, depressão, Alzheimer, Parkinson, TEA, TDHA…
E adivinha só como eles foram para lá??? Leaky Gut – hiperpermeabilidade intestinal! “Vaza” do intestino substâncias que não deveriam passar por ali e gera uma cascata de ativação inflamatória.
Hoje já se fala em leaky brain – o aumento de citocinas inflamatórias avindo da permeabilidade intestinal, causa um aumento na permeabilidade hematoencefálica e estresse oxidativo danoso ao cérebro.
Todo esse estrago advindo do intestino minha gente! Probiótico pode ser a cereja do bolo, mas não adianta se a dieta estiver desequilibrada e inflamatória, não tem bactéria boa que dá conta de fazer o reparo em um intestino permeável se a origem do problema não é corrigida. Alimentação!





Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!