Transplante fecal
Estão assustados? Vocês não leram errado!
O papel do microbioma intestinal na saúde humana já está tão evidente que hoje já é possível realizar um transplante de fezes!
Além dos recursos que já existem hoje de modulação do microbioma intestinal via prebióticos, probióticos, compostos bioativos e metabólitos microbiamos, uma nova possibilidade curiosa JÁ ESTÁ EM USO – o transplante de fezes!
Como é feito? Um doador humano saudável se torna elegível para “doar” as fezes assim que passa por uma sabatina de marcadores de saúde estilo de vida e avaliações incluindo a avaliação psicológica.
Depois disso, claro, é realizado um sequenciamento genético do microbioma para investigar a composição da sua microbiota – bactérias, vírus e parasitas. Passando por todas etapas e considerado apto, o “doador” colher as fezes e entrega ao BANCO DE FEZES.
Sabe porque coloco “DOADOR” em “aspas”, pois nos EUA o “doador” recebe em média R$ 200,00 por 50g de fezes!!
No Brasil especula-se que o transplante fecal custe em média R$ 25.000,00! O procedimento é autorizado porém ainda não está regulamentado.
Diferentemente do você deve estar imaginando o receptor não vai tomar as fezes via oral, o transplante fecal ainda é feito via colonoscopia, porém existem estudos em andamento em capsulas (via oral) e enema (via retal).
É importante ressaltar que assim como outras estratégias como uso de probióticos o transplante fecal tem COLONIZAÇÃO TEMPORÁRIA, por isso alimentação adequada, rica, predominantemente vegetal e variada associada ao estilo de vida é fundamental para manter os resultados benéficos , “fixando” no intestino os residentes bem vindos!




Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!