Dosagem de DAO – Diamino Oxidase Intolerância à Histamina

LABORATÓRIO LEMOS

O exame de intolerância à histamina mede a concentração da enzima DAO (diamino oxidase) no seu corpo. Esta enzima é responsável por quebrar a histamina, uma substância naturalmente presente em muitos alimentos.

Dosagem de DAO

A deficiência de DAO é uma alteração no metabolismo da histamina que aparece quando a atividade da enzima Diamina Oxidase (DAO) é baixa. Em outras palavras, quando por algum motivo há uma deficiência significativa na atividade funcional da principal enzima do metabolismo da histamina.

Diamino Oxidase Intolerância à Histamina

O exame de intolerância à histamina mede a concentração da enzima DAO (diamino oxidase) no seu corpo. Esta enzima é responsável por quebrar a histamina, uma substância naturalmente presente em muitos alimentos. Níveis baixos de DAO podem levar a uma acumulação de histamina, causando reações de intolerância.

Os sintomas são:  Enxaqueca e outras dores de cabeça vasculares, distúrbios gastrointestinais, especialmente aqueles associados à síndrome do intestino irritável, como constipação, diarréia, saciedade, flatulência ou sensação de inchaço. Distúrbios dermatológicos como pele seca, atopia ou psoríase. Dores nos tecidos moles geralmente diagnosticadas como fibromialgia, Fadiga crônica, transtornos ósseos (dores osteopáticas), na infância e adolescência, a deficiência de DAO tem sido associada ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e sindrome do vômito cíclico.

O teste é simples e não invasivo: uma pequena amostra de sangue é coletada em um papel de filtro especial.

Tenho Interesse Neste Exame

Tire suas dúvidas e saiba com agendar sua consulta através dos campos abaixo.

Intolerância Alimentar

Intolerância Alimentar (também conhecida como alergia tardia, hipersensibilidade alimentar ou alergia tipo III) consiste em reações não tóxicas, as quais podem ser causadas por alimentos (proteínas) reconhecidos como estranhos pelo organismo levando a reações mediadas principalmente por IgG.

Mais de 80 % das reações imunológicas tem sua origem no intestino que garantem uma barreira quase intransponível contra bactérias, vírus e outros agentes patogênicos. Esses alimentos ou substâncias e/ou fragmentos de proteínas (macromoleculas), inflamam a mucosa intestinal, aumentam a permeabilidade, caem na circulação e são reconhecidos pelo sistema imunológico como elementos estranhos e agressores. São combatidos pelo sistema imunológico, formando imunocomplexos (Ag-Ac) , que se não forem neutralizados ou fagocitados, serão depositados em orgão ou tecidos levando a processos inflamatorios e revelando sinais e sintomas.

A literatura médica mundial, para o assunto, descreve mais de 150 sinais e sintomas associados à incompatibilidade, hipersensibilidade ou intolerância alimentar. Com este processo instalado dizemos que o paciente é intolerante ao determinado alimento. Excluindo o alimento da dieta por certo tempo ( minimo 90 dias), tratando a mucosa intestinal e recompondo a microflora intestinal o alimento poderá ser reintroduzido à rotina do indivíduo observando sempre a frequência e quantidade.