Perfil Alérgico IgG 216

LABORATÓRIO LEMOS

O exame é realizado com uma coleta simples de sangue, via sangue capilar (com furinho na ponta do dedo), pode ser realizado pelo profissional no consultório ou pelo próprio paciente em casa.

Hipersensibilidade Alimentar

Intolerância alimentar (hipersensibilidade alimentar) é uma reação imunológica para alimentos e aditivos alimentares. A resposta imune surge devido ao aumento de permeabilidade do intestino delgado, que permite componentes alimentares passar para a parede intestinal e para a corrente sanguínea. Essa permeabilidade (então chamada síndrome do intestino permeável) pode ser causada pela dieta hiperácida relacionada a flora intestinal, medicação, infecções, conservantes, álcool/nicotina, estresse e outros fatores.

O sistema imune identifica essas estruturas dos antígenos como estranho e começa a produzir anticorpos específicos da classe IgG (sensibilização), essa resposta imune, que ocorre tipicamente depois de certo período de tempo (muitas horas a dias depois da ingestão do alimento), desencadeia uma reação inflamatória, que pode se tornar crônica. Os sintomas mais frequentes são: diarreia, constipação, inchaço, náusea, dor de estômago, cólon irritável, enxaqueca, asma, distúrbio nas articulações, falta de concentração, distúrbio da pele e problemas de peso (sobrepeso/desnutrição).

Letícia Ciffarello, sobre Intolerância Alimentar

Para aliviar os sintomas, uma dieta de eliminação (dieta de exclusão) por um período de tempo definido é geralmente recomendada. Os alimentos para os quais alta concentração de anticorpos lgG foram mensurados são excluídos da dieta do paciente. Melhorar a flora intestinal com medidas terapêuticas pode também ser levado em conta para reduzir ou prevenir a permeabilidade da parede intestinal para antígenos alimentares.

O exame é realizado com uma coleta simples de sangue, via sangue capilar (com furinho na ponta do dedo), pode ser realizado pelo profissional no consultório ou pelo próprio paciente em casa.

O exame é despachado via correios, com resultado em 15 dias úteis.

Tenho Interesse Neste Exame

Tire suas dúvidas e saiba com agendar sua consulta através dos campos abaixo.

Intolerância Alimentar

Intolerância Alimentar (também conhecida como alergia tardia, hipersensibilidade alimentar ou alergia tipo III) consiste em reações não tóxicas, as quais podem ser causadas por alimentos (proteínas) reconhecidos como estranhos pelo organismo levando a reações mediadas principalmente por IgG.

Mais de 80 % das reações imunológicas tem sua origem no intestino que garantem uma barreira quase intransponível contra bactérias, vírus e outros agentes patogênicos. Esses alimentos ou substâncias e/ou fragmentos de proteínas (macromoleculas), inflamam a mucosa intestinal, aumentam a permeabilidade, caem na circulação e são reconhecidos pelo sistema imunológico como elementos estranhos e agressores. São combatidos pelo sistema imunológico, formando imunocomplexos (Ag-Ac) , que se não forem neutralizados ou fagocitados, serão depositados em orgão ou tecidos levando a processos inflamatorios e revelando sinais e sintomas.

A literatura médica mundial, para o assunto, descreve mais de 150 sinais e sintomas associados à incompatibilidade, hipersensibilidade ou intolerância alimentar. Com este processo instalado dizemos que o paciente é intolerante ao determinado alimento. Excluindo o alimento da dieta por certo tempo ( minimo 90 dias), tratando a mucosa intestinal e recompondo a microflora intestinal o alimento poderá ser reintroduzido à rotina do indivíduo observando sempre a frequência e quantidade.